NO AR AGORA
E-mail
contato@radiomixcidade.net
Ligue
(53) 984491532
NOTÍCIAS

Governo do RS publica decreto com novas regras de distanciamento

O novo decreto de distanciamento social em razão da pandemia de coronavírus passou a valer à 0h deste domingo (16) no Rio Grande do Sul. O texto com as regras foi publicado no Diário Oficial do Estado na noite de sábado (15).

Os municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Alvorada e Glorinha, que integram a Região 10 de monitoramento da Covid, vão seguir as normas do estado até a adoção de protocolos próprios, o que é permitido pelo Palácio Piratini.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao Coronavírus da Capital estuda o novo sistema apresentado pelo Executivo estadual e trabalha na elaboração dos documentos que vão definir a política de distanciamento na cidade.

"Juntamente com os demais municípios que compõem nossa regional, estamos trabalhando em cima do decreto do Governo do Estado para que todos os setores voltem a funcionar, com os devidos protocolos. Com muita responsabilidade, queremos a cidade aberta", disse o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).

Três As
O governo do RS substituiu o modelo de bandeiras de distanciamento pelo chamado "Três As". O decreto prevê níveis de aviso, alerta e atenção no cumprimento dos protocolos.

As regiões serão monitoradas pelo Grupo de Trabalho de Saúde do Comitê de Dados do governo estadual. Diariamente, o governo publicará boletins com as informações e as notificações necessárias.

Os protocolos gerais devem ser respeitados por todos os municípios e atividades, como uso de máscaras, ventilação e distanciamento. Os protocolos regionais devem ser aprovados por, no mínimo, dois terços da região, que também deverá apresentar um plano de fiscalização.